segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

13a Jornada Nacional da Madeira - Porto

Nacional 1 - Porto 2
13.12.2015/14.12.2015
Árbitro: Jorge Sousa

Jogo dividido em várias partes, com algumas jogadas num dia e o resto no dia seguinte, devido ao nevoeiro.
O Porto acabou por vencer o jogo, mas foi muito beneficiado pela arbitragem, com dois penalties claros e não assinalados a favor do Nacional.

Lances polémicos

Penalty por mão de Marcano.

Mão clara de Marcano que se admite que o árbitro não tenha visto uma vez que havia um nevoeiro muito intenso que aliás obrigou à interrupcão do jogo pouco depois.

Penalty por falta de Marcano


Mais escandaloso que isto não será possível... Óbvio, descarado, claro, vergonhoso... O árbitro viu. Isso também não há dúvidas. Erro muito grave do árbitro.

O vídeo seguinte mostra como a decisão de marcar grandes penalidades variam muito de árbitro para árbitro e de jogo para jogo... Acho que é consensual dizer que todos gostaríamos que os critérios dos árbitros fossem mais uniformes, e que estes tivessem meios que os ajudassem a evitar erros. Alguma ideia?


13a Jornada Sporting - Moreirense

Sporting 3 - Moreirense 1
13.12.2015
Árbitro: Nuno Almeida

 Num jogo em que Jorge Jesus fez muitas mudancas no onze, o Sporting entrou bem e conseguiu criar várias oportunidades e marcou por duas vezes ainda antes do intervalo. Na segunda parte a equipa abrandou e abrandou ainda mais após Slimani ter marcado o terceiro na recarga a um penalty não convertido. O Moreirense tentou depois disso entrar no jogo e teve algumas oportunidades interessantes e acabou mesmo por marca num lance de penalty.

Lances Polémicos

Bloqueio no lance do primeiro golo

Na marcacão do livre, Esgaio fica na barreira, e de modo  visível, impede o jogador do Moreirense de tentar interceptar a bola. A mim parece-me que é visível que a accão de Esgaio é contra as regras do futebol. A utilizacão de bloqueios em lances de bola parada é uma das características das equipas de Jorge Jesus. Já o fazia no Benfica e nas outras equipas que treinou. Por vezes são difíceis de ver. Neste caso parece-me claro.

Fora de jogo a Teo

Teo não está fora de jogo e perdeu-se assim um lance muito perigoso para o ataque do Sporting 

Penalty sobre Rafael Martins


Rafael Martins parte em posicão de fora de jogo e desloca-se para tras, indo de encontro a Naldo que estava a deslocar-se no sentido contrário. Naldo parece agarrar o avancado e causar a queda deste, mas o lance deveria ter sido anulado por fora de jogo.

13a Jornada V. Setúbal - Benfica

V. Setúbal 2 - Benfica 4
12.12.2015
Árbitro: Manuel Mota

Vitória folgada do Benfica sobre o V. de Setúbal que ainda não tinha perdido em casa. A reacão do Setúbal ainda chegou a assustar os encarnados, mas estes acabaram por selar um resultado justo.

Casos polémicos

Falta sobre Suk na área


Suk é puxado na área, não há dúvidas. Suk não está em fora de jogo, parece-me. Mas o árbitro não marcou.

12a Jornada Marítimo - Sporting

Marítimo 0 - Sporting 1
5.12.2015
Árbitro: Rui Costa

O Sporting vence um jogo muito difícil. O Marítimo vendeu cara a derrota, mas uma excelente jogada dá a Adrien a oportunidade de colocar o Sporting como vencedor do encontro.

Lances polémicos

Não houve

12a Jornada Porto - P. de Ferreira

Porto 2 -P. de Ferreira 1
5.12.2015
Árbitro: Carlos Xistra

O Porto conseguiu uma vitória difícil contra um P. de Ferreira que se viu a vencer, mas que não conseguiu manter essa vantagem e foi vitima dos seus próprios erros.

Lances polémicos

Penalty a favor do Porto

Um mau passe de Marco Baixinho permite que Herrera dispute a bola com o GR, ganhando esse duelo e sendo depois tocado pelo mesmo M. Baixinho.
No primeiro duelo com o GR, Herrera faz falta e se o árbitro tivesse assinalado, não existiria penalty. O árbitro não marcou e depois a falta de Baixinho é nítida.


12a Jornada Benfica Académica

Benfica 3 - Académica 0
4.12.2015
Árbitro: Luis Ferreira

Com três golos sem resposta, o Benfica levou de vencida uma equipa da Académica que não conseguiu contrariar o jogo dos encarnados e foi vitima dos seus próprios erros, com dois penalties tanto indiscutiveis como evitáveis.


Lances polémicos

Penalty sobre Jonas ao minutos 25

Lance duvidoso. Os jogadores tocam-se, mas dá a impressão de ser apenas carga de ombro. Entenderia, no entanto, se o árbitro tivesse marcado falta. Lance muito duvidoso e discutível.

Mão de jogador da Académica após remate de Gaitan

Após um remate forte, mas mal direccionado, de Gaitan, a bola toca no braco do jogador da Académica que está a meio metro do lance. Não me parece intencional, mas o árbitro poderia ter considerado falta e, nesse caso, deveria ter marcado falta a favor do Benfica.


domingo, 6 de dezembro de 2015

11a Jornada Braga - Benfica

Braga 0 - Benfica 2
30.11.2015
Árbitro: Hugo Miguel

Bom jogo de futebol com muitas oportunidades para os dois lados. O Benfica teve a sorte que lhe faltou noutros jogos e marcou logo no início do jogo num lance infeliz da defesa do Braga. Existiram muitos lances polémicos neste jogo e alguns com potencial influência no resultado. Foi um resultado muito bom para o Benfica num estádio muito difícil para qualquer equipa.

Lances polémicos

Falta no lance do segundo golo do Benfica?

Após a marcacão do canto, há um jogador do Benfica que salta com o Alan e comete falta nesse movimento. Surpreendentemente, as imagens disponíveis apenas mostram o lance após esse momento. Mas ele é bem visível no resumo a partir do minuto 1:18. O jogador do Benfica salta completamente para cima de Alan não o permitindo disputar a bola e atirando-o para o chão. Falta atacante que deveria ter sido assinalada.

Penalty sobre Hassan

Eu acho que é penalty, mas entendo que o árbitro não o marque. Lizandro realmente faz Hassan cair ao tcar-lhe com a perna. Mas não consigo aferir da intencão do jogador. Em alguma repeticões parece-me que Lizandro não tem intencão de derrubar Hassan nem faz qualque movimento nesse sentido e é o próprio Hassan que, na ânsia de chegar à bola, provoca o contacto. Lance de difícil análise. Aceito a decisão do árbitro, assim com aceitaria que se marcasse penalty.

Penalty sobre Pizzi


Acho que é penalty claro. O defesa tenta chegar à bola com o avancado. Não consegue e o seu movimento impede o avancado de jogar a bola. Parece exemplo de um livro de regras.

11a Jornada Sporting - Belenenses

Sporting 1 - Belenenses 0
30.11.2015
Árbitro: Artur Soares Dias

Jogo difícil do Sporting contra o Belenenses. O Sporting teve muitas dificuldades em penetrar a defesa do clube de Belém, que por sua vez se limitou a defender o jogo todo. Foi talvez a pior equipa a jogar este ano no estádio de Alvalade (e já lá jogou o Skenderbeu).
Um penalty no último minuto de jogo, convertido por William Carvalho, deu a vitória ao Sporting, que acaba por ser merecida tendo em conta que foi a única equipa que tentou vencer.


Lances polémicos

Penalty para o Sporting


Não me parece que o lance seja polémico, uma vez que é falta clara. Tonel salta e desvia, com a mão, a bola da cabeca de Slimani. Polémicas são as acusacões de que Tonel terá feito falta de propósito para beneficiar o Sporting. Simplesmente ridículo que se faca uma birra tão grande por uma coisa destas. Não é a primeira vez que um jogador comete um erro básico comprometedor para a sua equipa. Nem é a primeira vez que o comete ao jogar contra a sua antiga equipa. Mas parece descabido achar que o terá feito de propósito. Aliás, apenas me recordo de um jogador que admitiu ter jogado mal de propósito contra a sua anterior equipa, alterando completamente a verdade desportiva. Os adeptos desse clube certamente se lembrarão.

Outros exemplos, no blog Cantinho do Morais

11a Jornada Tondela - Porto

Tondela 1 - Porto 0
28.11.2015
Árbitro: Manuel Mota


*Desculpem a ausência, mas não tive tempo para pôr os posts online. Mas não se preocupem que eles estão escritos e os lances guardados.

FC Porto vence um jogo em que foi claramente superior. O Tondela apenas assustou  em contra ataque mas poderia ter empatado através de um penalty já perto do fim do jogo que Casillas conseguiu defender.

Lances polémicos

Expulsão de Lopetegui



Nestes casos é sempre muito difícil dizer se a expulsão é justa ou não. Apenas o treinador e o árbitro sabem o que foi dito. Lopetegui tem uma maneira arrogante e, por vezes, agressiva de comunicar e não me espanta que tenha dito algo de ofensivo ao árbitro.


Mão de Bruno Nascimento

A bola bate realmente na mão do jogador do Tondela, mas a verdade é que o toque do jogador do Porto que a desvia para a mão do defesa é feito a 10 centimetros. Não há qualquer intencão de jogar a bola com a mão, nem possibilidade de tirar o braco dali.


Penalty a favor do Tondela

Penalty claro. Maicon entra de carrinho e derruba o jogador do Tondela