quarta-feira, 28 de outubro de 2015

8a Jornada Benfica - Sporting

Benfica 0 - Sporting 3
25.10.2015
Árbitro: Carlos Xistra

Desculpem lá  o atraso no post, mas tenho estado a festejar.
Vimos uma vitória estrondosa do Sporting no estádio da luz. Por mais que se fale em sorte, árbitros e eficácia, a verdade é  que o domínio do a sporting foi tão grande e constante que tenho a certeza que, no momento do terceiro golo, os benfiquistas só  pensavam onde aquilo iria acabar.
Na segunda parte o Sporting não marcou, apenas por acaso, mas mostrou o quanto está  à  frente da equipa do Benfica neste momento.
Bom espectáculo  por parte também dos espectadores. Os do Sporting, por apoiarem a equipa e fazerem se ouvir os 90 minutos, mesmo em minoria. E os do Benfica, porque aos 70 minutos, se levantaram e apoiaram a equipa 10 minutos, mesmo estando a perder 3 a 0 e estarem a levar um banho de bola.


Lances polémicos

Fora de jogo de Gonçalo Guedes e cartão amarelo.

Gonçalo Guedes escapa se a João Pereira e este parece agarrar o jogador do Benfica. Digo parece porque já  ouvi opiniões  diferentes, mas para mim existiria falta de João Pereira. No entanto Gonçalo estava em fora de jogo e por isso o lance foi anulado

Lance na área do Sporting com Luisao  e Brian Ruiz

Lance duvidoso na área do Sporting. Existe um agarrao mútuo  na área do Sporting. Luisao tem a mão no ombro de Ruiz e este agarra a camisola do jogador do benfica. Típico lance dentro da área em lances de bola parada. Se isto fosse penalty haveriam penalties em todos os jogos. Admito que seja penalty, mas disto há  em todos os jogos e é  difícil aos árbitros ver.

Cartão para William Carvalho e Jonas

O árbitro marca falta sobre William e Jonas tenta fugir com a bola. William Carvalho agarra Jonas e este responde com uma agressão. William Carvalho, mesmo tendo razão, no sentido em que Jonas não poderia seguir com a bola, merece o cartão amarelo por agarrar o Jonas. Jonas reage com uma agressão  e não consigo perceber outra decisão que não fosse o cartão vermelho.

Fejsa e Adrien



Fejsa agride Adrien, não tenta jogar a bola, apenas atinge com o braço , intencionalmente, a cara de Adrien. Seria lance para expulsão.
Chamo a atencão para os peculiares comentários ao lance. Um dos comentadores diz que o Adrien leva um "toque" na face esquerda e agarra-se à direita. O lance é repetido umas 20 vezes e em todas elas se vê o Adrien a agarrar-se à cara toda com as duas mãos e realmente a "carícia" é feita na face direita.

Samaris e Ruiz



Samaris tenta dar um soco na cara de Ruiz, mas felizmente acertou apenas de raspão. Falta para cartão amarelo e que seria o segundo. No vídeo mostram também outra falta de Samaris, desta eita sobre João Mário. Apesar de ser uma falta grosseira, entendo que não se mostre o amarelo

Lance entre Gaitan e P. Oliveira  na área.

Gaitan entra na área e Paulo Oliveira ganha posição. Existe um contacto de ombros entre os dois jogadores que é  legal e nem sequer se pode dizer que tenha sido promovido apenas por P. Oliveira. Pedidos ridículos de penalty.
Não é  penalty como por exemplo já  tinha dito neste caso.


Mitrogolou cai na área

Não há falta e o Mitrogolou nem simular conseguiu em condicões.

Gaitan e Slimani.

Slimani faz falta por trás  sobre Gaitan, que responde com agressividade  a empurrar o jogador do Sporting no peito. Gaitan devia ter levado cartão amarelo. Nem merece discussão .

Naldo faz falta para amarelo



Naldo levanta o pé e toca na coxa do jogador do benfica. Sinceramente  parece me que terá sido sem intenção uma vez que o Naldo está a olhar para a bola, mas aqui é  imprudente pois poderia ter magoado a sério o adversário. Eu acho que devia ter sido mostrado cartão amarelo.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

7a Jornada União da Madeira - Benfica

União  da Madeira - Benfica
4.10.2015
Árbitro: Cosme Machado



Num dia de muito nevoeiro na ilha da Madeira, o árbitro decidiu adiar o jogo. Ironicamente, passados 15 minutos e nevoeiro desapareceu.
Os clubes não conseguiram chegar a acordo  para marcação  de  nova data por intransigência  do Benfica em não jogar no dia a seguir. Agora cabe à  Liga marcar novo jogo no prazo máximo de 6 semanas. Não será  tarefa fácil tendo em conta o apertado calendário da equipas.
Esperemos que haja neste jogo uma boa arbitragem, para podermos dizer que foi a primeira jornada sem erros graves nos jogos do 3 grandes!

7a Jornada Sporting - Guimarães

Sporting 5 - V. Guimarães  1
4.10.2015
Árbitro: Rui Costa /



Vitória  indiscutível  do Sporting, tal a superioridade  evidenciada frente a um Vit. Guimarães  que ainda não entrou no campeonato.
Uma primeira parte de luxo  produziu dois golos, mas poderia ter produzido mais, pela quantidade de oportunidades.
A segunda parte começa com a lesão do árbitro  que teve que ser substituído  pelo quarto árbitro  Hélder  Malheiro  que mostrou frieza ao expulsar, e bem, logo de seguida um jogador do Guimarães.
Seguiram-se dois golos de rajada da equipa de Alvalade que continuou a criar oportunidades  mesmo depois de claramente ter tirado o pé do acelerador. Voltou a marcar numa dessa oportunidades  e acabou por sofrer um golo num lance de desatenção  da defesa que apenas se aceita pois o jogo já estava decidido. O treinador não gostou e realmente, a este nível, não se podem aceitar este tipo de lances.

Lances polémicos

Expulsão de  Bouba Souré


Apesar de existirem alguns protestos dos jogadores do Guimarães, o cartão  vermelho  é  mais do que justo. A entrada impressiona e o árbitro, bem colocado, também  não  teve  dúvidas.

Os dois árbitros estiveram bem e foi a primeira vez está temporada em que, num jogo do Sporting, não se viram erros graves de arbitragem. Que seja para continuar!

7a Jornada Porto - Belenenses

Porto 4 - Belenenses 0
4.10.2015
Árbitro: Jorge Ferreira



O FC Porto superou um Belenenses que até esteve bem na primeira parte, quando se viu um jogo dividido. Algum ascendente do Porto, mas com um Belenenses  também  a atacar e responder.
O Porto chegou ao golo aos 52 minutos, mas tenho que referir o lance anterior ao golo. Brahms foi genial nesse e eu outros lances e foi, na minha opinião, o melhor jogador do Porto.
Durante toda a segunda parte o Porto  foi esmagadoramente  superior e merece a vitória  que parecerá  por números exagerados a quem só  tenha visto a primeira parte mas que reflectem o que se passou na segunda.

Lances polémicos

Mão de Tonel dentro da área?



Na primeira imagem também me pareceu que tinha tocado com a mão, mas na repetição  dá  para ver bem que apenas toca com a coxa. Boa decisão do árbitro que estava muito bem colocado.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

6a Jornada Boavista - Sporting

Boavista 0 - Sporting 0
26.9.2015
Árbitro: Artur Soares Dias

O Sporting perdeu a oportunidade de se isolar na lideranca do campeonato no fim desta 6a jornada.
O Boavista comecou o jogo com uma oportunidade incrível, desperdicada de forma ainda mais incrível.
A partir daí o Sporting dominou e teve em curto espaca de tempo três oportunidades para marcar. Nessas três, hove um golo anulado, um guarda redes extra e um fora de jogo ridículo.
Na segunda parate o Sporting não esteve tõ bem, mas teve algumas oportunidades de golo.
O Boavista jogou em apenas meio campo e perdeu tempo todo o jogo. Numa 2a parte com tês substituicões para cada lado, o árbitro decidiu dar apenas 4 minutos de descontos dos quais se jogaram 2 minutos.

Lances polémicos

Golo anulado

Estas faltas só se marcam ao Slimani. Até admito que o argelino tenha tocado no jogador, mas este é que vem a recuar na sua direccão. Se o Slimani não põe a mão à frente será que o árbitro marcava falta por encontrão do defesa? Nesta jornada já houve um lance semelhante (aliás, muito mais visível) no jogo do Benfica e não foi marcada falta. E garanto que haverõ mais lances idênticos nas próximas jornadas, com critério diferente... a n ão ser que seja o Slimani.

Mão na área do Boavista

Esta não há dúvidas. Penalty claro por marcar. Se na primeira imagem não fico com certezas sobre o lance, na repeticão não há dúvidas. O árbitro está bem colocado, mas com vídeo-árbitro...

Fora de jogo de João Pereira

João Pereira não está fora de jogo. Ponto. O lance até é rápido e se fosse em frente à baliza, até aceitava este erro como normal, mas o lance acontece em frente ao fiscal de linha. Não pode não ver. É mesmo em frente ao homem.

E vai o sexto jogo do Sporting na liga em que existem erros de arbitragem. Desta vez foram só para um lado. Não me parece que isso seja discutível. Só uma equipa quis ganhar o jogo e o árbitro foi ajudando a outra a perder tempo. Incrível que uma equipa de Petit, o Boavista agressivo à imagem do seu treinador, não tenha nenhum cartão amarelo o jogo todo.

Se alguém estiver a lêr isto e quiser comentar sem lentes verdes, vermelhas ou azuis, digam-me lá se não tenho razão?
Até agora, todos os jogos do Sporting tiveram erros grves de arbitragem. Na sua maioria a prejudicar o Sporting. O que acham?


6a Jornada Benfica - Pacos de Ferreira

Benfica 3 - P. de Ferreira 0
26.9.2015
Árbitro: Rui Costa

Vitória folgada do Benfica que assim se chega ao topo da classificacão. O P. Ferreira até entrou bem na partida e teve algumas oportunidades e até chegou a marcar, mas em claro fora de jogo.
Na resposta Jonas marca um grande golo e as oportunidades continuaram a dividir-se até ao intervalo. Benfica mais eficaz.
A segunda parte comeca na mesma toada da primeira com oportunidades para os dois lado até que Guedes Marca o segundo e a partir daí o Benfica dominou e ainda dilatou o marcador.
Uma palavra para o P. Ferreira que se bateu bem e teve algumas oportunidades de discutir o resultado. Faltou a eficácia que o Benfica demonstrou.

Lances polémicos

Livre de Christian

Na marcacão de um livre, Christian envia a bola muito por cima da baliza, mas esta parece bater na mão de um jogador na barreira.
Factualmente, é um penalty que fica por marcar. O jogador do benfica estica o braco e toca na bola. O facto de esta estar a quase 3 metro do chão e e obviamente sem hipótese de ir para a baliza não é razão para a não marcacão da falta. No entanto, o facto de um remate ser mal direccionado pode ter levado o árbitro em erro. A verdade é que nenhum jogador protestou o lance

O benfica mereceu vencer pois foi mais eficaz que o seu adversário. O erro do árbitro, apesar de grave, é daqueles que podem passar despercebidos à equipa de arbitragem. Se houvesse o vídeo-árbitro...

6a Jornada Moreirense - Porto

Moreirense 2 - Porto 2
25.9.2015
Árbitro: Vasco Santos

O FC Porto perde dois pontos em Moreira de Cónegos. Esteve duas vezes em vantagem, mas deixou-se empatar por duas vezes. Chegou à vantagem num grande livre de Maicon após falta discutível e parecia estar bem na primeira parte. No entanto, a segunda parte comecou com o empate do Moreirense.
Depois de se voltar a adiantar no marcador com mérito, um golo de Iuri Medeiros já perto do final do jogo retirou de forma definitiva dois pontos aos azuis e brancos.

Não existiram lances polémicos e apenas a falta que dá origem ao primeiro golo é discutível, mas a verdade é que o árbitro a marcou e, na minha opinião, aceita-se essa decisão.

5a Jornada Sporting - Nacional

Sporting 1 - Nacional 0
21.9.2015
Árbitro: Fábio Veríssimo





O Sporting voltou às vitórias num jogo em que mereceu a vitória, mas num jogo muito marcado pela arbitragem. Houve erros para os dois lados e alguns foram, na minha opiniao, absurdos. O Nacional nao atacou basicamente e no fim o Sporting foi um justo vencedor.

Lances polémicos

Penalty sobre Ruiz

Não há volta a dar. O jogador do Sporting foi ceifado depois de uma tentativa de corte falhada por parte de Zainadine. Zainadine ainda toca ao de leve na bola, mas parece-me penalty indiscutível.

Expulsão do jogador do Nacional

Expulsão ridícula do jogador Sequeira. A primeira falta é efectivamente falta e o amarelo aceita-se pelo possível perigo que da jogada resultaria. O segundo é simplesmente um erro clamoroso do árbitro. Sequeira faz carga de ombro a Slimani que perde o equilibrio e cai. Jogada legar na minha pinião e acho que depois de ver as imagens não pode haver outra interpretacão.
Quando vi a jogada da primeira falta e a reacão do jogador do Nacional, achei que eu, se fosse árbitro, ficava pior que estragado com aquela atitude de gozo de um jogador. Quando vi aquele segundo amarelo não pude deixar de pensar que foi como retaliacão pela atitude de gozo do jogador.
Neste caso, um árbitro vídeo poderia nformar o árbitro que a decisõ estava errada.

Mão na área do Nacional


Mão clara de Zainadine na área do Nacional e penalty por marcar para o Sporting. Já vi este ano penalties marcados por muito menos. Neste caso nem há hipótese. O braco de Zainadine corta a bola que vai na direccão da baliza. E nem se precisa de repeticão. É visível logo na primeira imagem.
Seria ainda o segundo cartão para Zainadine e expulsão.

Falta sobre Gelson na área do Nacional


O jogador do Nacional fica parado e Gelson em velocidade bate contra este. Pode-se dizer que o jogador desitiu da bola e ao parar causa a queda de Gelson, mas na minha opinião não há falta. O jogador não é obrigado (e neste caso nem conseguia) a sair da frente e deixar o atacante passar. Não acho que seja falta, mas pedir cartõ para Gelson por simulacão ou é estupidez... ou é estupidez. Quer dizer... ninguém pode duvidar que houve contacto ou se este foi suficiente para fazer o jogador cair. Bem mostrado o cartão ao defesa por protestos.

Num jogo com erros graves de arbitragem, ambas as equipas terão razões de queixa e qual a mais prejudicada será sempre motivo de discussão. Se ao Sporting roubaram dois penalties claríssimos e perdoaram a expulsão a um defesa do Nacional, a verdade é que o Nacional também foi obrigado a jogar mais de metade do jogo com menos um jogador devido a um erro do árbitro.

Vídeo-árbitro? Talvez?